quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Recall do Novo Ka

A Ford anunciou nesta quinta-feira (18) o recall de todas as unidades do Novo Ka fabricadas até 31 de julho.

A montadora constatou a possibilidade de fissuras no tubo de freio devido ao atrito com a abraçadeira do radiador. A falha pode colocar em risco a eficiência de frenagem do veículo, aumentando o risco de acidentes.

O recall, que envolve 41.460 unidades, diz respeito a veículos com o chassis até 9BFZK03PX9B054990.

Os proprietários dos automóveis envolvidos deverão entrar em contato a partir desta quinta-feira com um distribuidor Ford para agendar a inspeção e, se necessária, a substituição do componente.

O telefone do Centro de Atendimento Ford para maiores esclarecimentos é 0800 703 3673.

Fonte

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Zenvo ST1 o superesportivo dinamarquês com 1104 cv

Indo na contramão da crise os dinamarqueses lançam o Zenvo ST1 um superesportivo com o motor de V8 de 7 litros que gera 1104 cv.

O Zenvo ST1 começou a ser projetado em 2004 e espera ser empregue em 2009 mesmo com a crise econômica mundial.

A velocidade máxima é limitada a 375 Km/h, por isso não concorre contra o Veyron como o veículo mais rápido do mundo.

Mesmo com mais de mil cilindradas ele faz de 0 a 100 em 3,2, perto do tempo de muitos carros com 400cv, e tendo a velocidade limitada fica a pergunta para que tanta potência?
A produção anual estimada é de 15 unidades e o preço deve passar de 300,000 €.

Clique para ampliar




terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Recall do Novo Gol, Voyage e Fox (Problema nos freios)

A Volkswagen está convocando os proprietários de carros Novo Gol, Voyage e Fox, todos equipados com motor 1.0, para corrigir um problema que pode levar à falha dos freios e eventuais acidentes.

Em anúncio publicado hoje nos principais jornais, a fábrica informa que os freios de carros com essa motorização podem perder eficiência em condições típicas de trânsito urbano, após serem utilizados repetidamente.

Segundo a Volkswagen, a causa do problema é um equívoco na calibração da unidade de comando do motor.

Os carros chamados para recall são:

Fox 1.0 2009 - chassis nº 94 000001 até 94 109465
Novo Gol e Voyage 1.0 2009 - chassis nº 9P 000001 até 9P 046800 e nº 9T 000001 até 9T 185645

Os compradores dos carros envolvidos deverão receber cartas da Volkswagen informando sobre o recall.

O anúncio não indica o início do atendimento do problema pelas concessionárias, nem se será preciso agendamento. Dado o período do ano, em que são comuns as viagens de carro, é aconselhável não pegar a estrada sem conferir a necessidade de fazer a correção necessária no automóvel.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone do serviço de atendimento ao consumidor da VW, pelo telefone 0800 019-5775 ou no site www.vw.com.br.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

BMW Z4 imagens oficiais

Depois de algumas fotos vazarem BMW resolveu mostrar de vez a BMW Z4.

Ele tem a capota rígida que é guardada no porta malas em 20 segundos. Possui três versões de motores, todas com seis cilindros em linha. A versão de entrada (sDrive23i) possui o motor 2.5 litros de 204 cv a 6.200 rpm e 25,49 kgfm de torque em 2.950 giros que vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atinge 242 km/h de velocidade máxima, o modelo intermediário (sDrive30i), vem com 3.0 litros de 258 cv a 6.600 rpm e 31,61 kgfm disponíveis em 2.750 rpm leva 5,8 s nos 0 a 100 km/h e 250 km/h limitados eletronicamente de máxima e topo de linha do Z4 (sDrive35i) que com uma versão biturbo do motor 3.0 com 306 cv e toque de 40,78 kgfm em 1.300 rpm este leva 5,2 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e 250 km/h de máxima limitada. Esta versão conta ainda com transmissão automatizada DCT de dupla embreagem.

A lista de novos equipamentos eletrônicos inclui freios regenerativos (que garantem força extra em acelerações), direção eletro-hidráulica, shift-light (que indica a melhor momento para troca e marchas), e a nova versão dos sistema ConnectDive, que traz disco rígido de 12 MB para armazenamento de música e navegador multimídia com conexão à internet.

Clique nas fotos para ampliar:









Update: Um questão levantada por um comentarista anônimo foi a de que 12 MB para armazenar musicas é muito pouco. Realmente 12 MB dariam de 5 a 7 musicas no formato Mp3. Os dados que eu coloquei são do site auto esporte lá alguns comentaristas estão afirmando ser 80GB e 12 GB reservados para música., então fui atrás para ver se isto estava correto mesmo mas no site da www.bmw.com.br e www.bmw.com não davam estas informações o único local que achei foi no site www.gizmag.com e lá diz que são 80 GB.


Fonte

Troca de Anéis

Já vimos como detectar e corrigir todas as possíveis causas do Consumo de Óleo, (exceto as ligadas ao estado dos anéis, pistões e cilindros) sem precisar desmontar completamente o motor. Agora abordaremos a reforma completa de um motor (que não necessite de retificação), subdividida em dois grandes grupos: Desmontagem e Montagem.

Dessa forma percorreremos, numa seqüência lógica, todas as fases dos serviços a serem executados no motor, desde a desmontagem e inspeção dos seus principais componentes até a sua nova montagem, medições e métodos duradouros e um desempenho perfeito do motor.

Desmontagem do motor

Inspeção dos cilindros

Iniciando-se a desmontagem do motor e tendo-se retirado seu cabeçote ou cabeçotes, o primeiro passo é examinar-se o estado dos cilindros na área percorrida pelos anéis.

Através de uma inspeção visual inicial pode-se verificar se existem, ou não, marcas de escoriações ou engripamentos severos a ponto de exigir retificação dos cilindros.

Deve-se ter em conta que se essa inspeção visual inicial revelar um aspecto “vidrado” das paredes dos cilindros, isto não quer dizer que os mesmos devam necessariamente ser Brunidos.

Esse “vidrado” dos cilindros, encontrado em motores com um considerável tempo de uso, é uma excelente substância protetora contra escoriações e anéis novos ajustam-se rapidamente a cilindros nesse estado, desde que seja seguido o processo de amaciamento descrito futuramente.

Se, no entanto, os cilindros estiverem ondulados ou riscados, esse “vidrado” deverá ser removido através de brunimento.

Como as instruções sobre métodos e processos para se conseguir tanto um brunimento como uma retificação da melhor qualidade são complexas e serão tratadas em “Retificação de Motores”.

Em seguida à inspeção visual seguem-se os exames dimensionais de desgastes, ovalização e conicidade.

Esses medidas fornecem o segundo ponto de referência para sua decisão quanto à necessidade de se retificarem ou encamisarem os cilindros ou se é possível fazer somente uma simples troca de anéis.

Como determinar a conicidade e a ovalização dos cilindros
Conforme indicado na figura abaixo, o desgaste do cilindro ocorre com maior intensidade na sua região superior por ser onde ocorrem maiores pressões e temperaturas.
Regiões de desgaste do cilindro.

A chamada “conicidade” é uma das principais referências para se determinar o estado de um cilindro, constituindo-se numa maneira prática de se determinar o quanto ele ficou cônico, ou seja, o quanto seu diâmetro da parte superior ficou maior que na parte inferior por ter se desgastado mais.

Para se obter a medida da conicidade de um cilindro, deve-se proceder da seguinte forma, (sem retirar o pistão do motor):

1 – meça o diâmetro do cilindro logo abaixo da crista.


Medição da conicidade.

2 – Com o pistão no ponto morto inferior, meça o diâmetro do cilindro logo acima da cabeça do pistão.

3 – A diferença entre esses dois diâmetros é a conicidade aproximada do cilindro. Um calibre de relógio para cilindros, micrômetros para medidas internas ou externas, ou calibradores telescópicos poderão ser usados para obter essas medidas.

Quanto à “ovalização”, é a medida de quanto o cilindro ficou oval, ou seja, quanto ele ficou deformado no seu diâmetro.

Para se obter a medida da ovalização deve-se medir o diâmetro do cilindro numa região e depois medir esse mesmo diâmetro numa posição perpendicular à primeira medida.

A diferença entre as duas medidas será a ovalização do cilindro.

Quando estiver fazendo as medições mencionadas, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração:
1° - O desgaste máximo do cilindro ocorre na parte mais elevada do curso do 1° anel.
2° - O desgaste mínimo do cilindro ocorre no final do curso do último anel.
3° - o cilindro deve ser medido duas vezes em cada um desses dois pontos:
- Uma vez paralelamente ao virabrequim e a segunda vez em sentido transversal ao mesmo, a fim de determinar a ovalização e o desgaste máximo.
4° - Não sendo medido o diâmetro do cilindro na parte superior do curso do 1° anel obter-se-á um índice de desgaste errôneo que poderá resultar e uma decisão incorreta com referência à retificação ou troca de anéis do motor.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fotos do Ford Focus RS lançado na Europa

O Focus RS foi apresentado durante na cerimônia de encerramento da última etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC) no País de Gales, o modelo foi conduzido por Marcus Grönholm, campeão mundial da categoria pela Ford em 2000 e 2002.

Apesar de estar um pouco diferente dos modelos apresentados nos Salões de Genebra e Paris o motor 2.5 litros de 300 cavalos de potência e 41,8 kgfm de torque continua o mesmo, segundo a Ford, ele é um dos carros de tração dianteira mais potentes do mundo.

A prova dos 0 a 100 km/h é cumprida em meros 6 segundos, enquanto que o marcador de velocidade ultrapassa a marca dos 230 km/h.

O carro começa a ser vendido somente em janeiro.

Clique nas fotos para ampliar






Fotos Autoblog
Fonte

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fotos Audi R8 V10

A Audi trás para o salão de Detroit a versão V10 do R8 com motor 5.2 a gasolina com 535 cv de potência, o mesmo do Lamborghini Gallardo LP 560-4 e o R8 LMS de competição.

Segundo a Audi ele vai de 0-100 km/h em 3.9 segundos e pode atingir a máxima de 315 km/h. Além do motor maior, o carro se diferencia do R8 V8 pelas lanternas totalmente do tipo led, pelo novo extrator traseiro que gera mais força aerodinâmica e pelos dois escapamentos ovais, ao invés das quatro saídas redondas do modelo convencional. O preço sugerido pela montadora para o Audi R8 V10 é de 140.800 euros (R$ 445.553).










Clique para ampliar

Fonte

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Yamanha comunica recall de 121 motocicletas MT- 01 no Brasil

A Yamaha Motor anunciou nesta segunda-feira recall de 121 motocicletas MT-01, ano/modelo 2007/2008, por problemas nos espelhos retrovisores. O procedimento envolve as unidades produzi com o número de chassi de JYARP181**A000301 até JYARP181**A002563.

No comunicado, a empresa informa que foi observado que, em decorrência da vibração natural da motocicleta durante o seu uso, há a possibilidade de trinca na parte plástica dos espelhos retrovisores, com risco de ruptura total das peças, deixando o condutor sem os referidos equipamentos.

Os espelhos retrovisores são equipamentos obrigatórios para sua circulação em vias públicas, conforme Resolução Contran n° 14, de 6 de fevereiro de 1998.

O Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser imediato. O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

A Yamaha Motor do Brasil disponibiliza o telefone 0800 774 3738 e o site www.yamaha-motor.com.br para mais esclarecimentos.
Fonte

Consumo de óleo – 5ª Parte

Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte e a 4ª parte pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.


6 – Verificação de perda de óleo através dos pistões e anéis

Inspecionando o motor da forma descrita ata aqui, localizamos ou eliminamos, passo a passo, as causas de excessivo consumo de óleo sem desmontar o motor.

A eliminação dos vazamentos externos e o reparo ou troca de componentes defeituosos relacionados com a tubulação de admissão, ou o recondicionamento das guias e hastes de válvulas, pode ser tudo o que é necessário para corrigir o defeito de “grande consumo de óleo”.

Não deve ser esquecido também o aspecto de regulagem do motor, pois muitos motores apresentam uma taxa alta de consumo de óleo ou passam a apresentá-los de forma irreversível, devido à “afinação” deficiente do motor.

Ponto de ignição atrasado ou adiantado, regulagem da folga entre os eletrodos das velas fora das especificações, produzem queima insatisfatória do combustível.

A parte não totalmente queimada dilui o lubrificante e prejudica a boa lubrificação dos cilindros, podendo produzir riscos de escoriações que permitem fuga de gases para o cárter e passagem do lubrificante para as câmaras de combustão.

Carburador desregulado ou alterados, que permite excesso de combustível, é outro fator que contribui para os mesmos resultados.

Portando, antes de outros exames, é necessário efetuar uma verificação completa do sistema de ignição e carburação ou de injeção.

Se, apesar de tudo, não for encontrada outra causa para o escapamento de fumaça cinza-azulada e o consumo anormal de óleo, então o óleo estará efetivamente passando pelos anéis de pistão e queimando-se nas câmaras de combustão.

Deve-se proceder então à desmontagem do motor, observando-se cuidadosamente as condições de todos os componentes, à medida em que vão sendo retirados.

Pelo aspecto da cabeça dos pistões, por exemplo, após retirado o cabeçote, pode-se verificar em quais cilindros o óleo estava passando pelos anéis.

Podemos ver no pistão da figura abaixo que suas bordas, no topo, estão lavadas e úmidas de óleo estava passando pelos anéis.

Pistão com as bordas lavadas.

As principais causas para este tipo de ocorrência são:

1 – Bielas desalinhadas.
2 – Folga acima do normal nas bronzinas de bielas.
3 – Anel expansor/separador 990 com as pontas remontadas ou cortadas na ocasião da montagem.
4 – Anéis de compressão montados invertidos (com o rebaixamento interno ou “Top” para baixo).
5 – Válvulas de alívio da bomba de óleo alteradas para pressão maior que a especificada ou com pistão preso no alojamento.Justificar
6 – Anéis gastos pelo uso normal, gastos por abrasivos ou cilindros riscados.

Devido à complexidade de e em função de estarem mais ligados já à substituição dos anéis, veremos mais detalhadamente cada um destes pontos em “Troca de anéis”.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

No cookpit da Ferrari Scuderia Spider


Se você é como eu que nunca teve a oportunidade de entrar em uma Ferrari, agora você já pode entrar, bom, pelo menos virtualmente. É que no site da Ferrari você vê o interior da Ferrari Scuderia Spider em 360º. Legal né? Então o que esta esperando? Clique Aqui ou na foto e faça o teste.

Via Sedentário

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

370Z preparado pela Nismo

Há alguns dias atrás a Nissan lançou o 370Z, que substitui o 350Z.

A Nismo que é a preparadora da companhia criou algumas modificações para ele.

O kit para modificação chama-se S-Tune e vem com spoiler frontal, saias laterais, aerofólio traseiro e saias no pára-choque traseiro. E também recebe rodas de 19 polegadas, um novo sistema de escape e freios com pinças mais potentes.



Clique nas fotos para ampliar

Fonte